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Como diminuir a inadimplência? 4 dicas importantes para aplicar no seu negócio

A chave de como diminuir a inadimplência está em manter um bom relacionamento com os consumidores e automatizar as cobranças.

De acordo com levantamentos periódicos da Serasa Experian, o Brasil atingiu a marca de 66 milhões de pessoas com contas em atraso. Isso representa quase 35% da população do país.

 

A principal implicação disso para as empresas é que o não pagamento pode comprometer a saúde financeira. Por isso, é preciso reduzir ao máximo o número de consumidores em débito com o seu negócio.

Mas, na prática, como diminuir a inadimplência? Felizmente, existem algumas dicas que você pode seguir. E o melhor: agindo de forma amigável e automatizada, sem prejudicar o relacionamento com seus clientes e sem prejudicar seus processos diários. É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura para ficar por dentro!

 

Como diminuir a inadimplência? 4 dicas para implementar no seu negócio

A palavra-chave para diminuir a inadimplência e ainda não causar danos para a imagem da sua empresa — ou até mesmo sofrer com processos judiciais — por conta de cobranças é investir em um bom relacionamento com os clientes e automatizações das cobranças.

Abaixo, trazemos algumas dicas específicas. Mas lembre-se de que o que permeia todas elas é a necessidade de saber dialogar de maneira cordial com o consumidor. É isso que vai incentivá-lo a arcar com o pagamento e ainda a continuar comprando de você.

 

Como diminuir a inadimplência? 4 dicas importantes para aplicar no seu negócio

 

 

 

1.  Ofereça diversas formas de pagamento

Uma coisa é certa: Diversificar as formas de pagamento oferecidas ajuda não só a atrair mais clientes como também a diminuir a inadimplência.

Essa é uma das medidas preventivas que a sua empresa deve adotar.

Para quem oferece serviços por assinatura, uma alternativa fortemente recomenda é o pagamento recorrente pelo cartão de crédito, que ajuda a evitar esquecimentos, muito comuns no boleto e pode ser automatizado, não dependendo da ação do consumidor para efetuar pagamentos futuros. O pagamento por PIX também se mostra útil por ser atualmente a forma de pagamentos que mais cresce no país.

 

 

 

2.  Ofereça benefícios para quem paga em dia

Quem não gosta de receber um desconto ao pagar uma conta?

Para estimular o pagamento em dia, você pode oferecer vantagens, como descontos, bônus para próximas compras, pontos que podem ser acumulados para trocar por benefícios.

Estude o seu público e encontre uma vantagem que o atraia. Você verá que, se o benefício for interessante, os clientes se esforçarão para pagar as contas em dia.

 

 

 

3.  Negocie com o cliente inadimplente

Se mesmo utilizando o cartão de crédito para efetuar as cobranças recorrentes surgiu um cliente inadimplente, estar aberto a negociações é outra dica de como diminuir a inadimplência.

Nem sempre um consumidor que não está com as contas em dia é um mau pagador. Lembre-se de que imprevistos, como um problema de saúde inesperado ou a perda de um emprego, acontecem e o seu cliente pode estar passando por um desses momentos..

É difícil saber os motivos ao certo, mas é fato que tratar o consumidor inadimplente como alguém que atrasa o pagamento de propósito não é a melhor alternativa.

Por isso, você deve escutá-lo e procurar entender o que ele tem para dizer. Mostre que a intenção é resolver o problema da melhor maneira para todos e esteja, inclusive, aberto a negociações. Facilite o pagamento, oferecendo outras opções de pagamento, por exemplo. Outra opção atrativa é um desconto ou remoção de juros e multas caso ele consiga pagar à vista.

As chances de a empresa obter o pagamento que deseja e ainda manter um bom relacionamento com o consumidor dessa forma são bem maiores.

 

 

 

4.  Tenha uma plataforma inteligente de automação de cobrança

Por fim, a dica mais importante para diminuir e ter a inadimplência controlada é usar uma plataforma inteligente de automação de cobranças.

Esta plataforma deverá estimular as cobranças de forma automáticas ou enviar boletos e links Pix para cobrar os consumidores sistematicamente. Uma plataforma inteligente previne esquecimentos por parte da empresa e ajuda a deixar a cobrança mais padronizada e profissional.

Além disso, uma função muito importante de uma plataforma são as retentativas inteligentes de cobranças. A plataforma de recorrência do BemPaggo vai fazer as retentativas sem a necessidade de fazer agendamentos manuais ou controles do lado da empresa. Tudo vai acontecer automaticamente. Em tempo real, sua empresa poderá ver o sucesso na transação.

 

 

 

Mantenha o foco na gestão dos clientes para diminuir a inadimplência

E você, gostou dessas dicas de como diminuir a inadimplência?

Indo além da inadimplência, como você cria seus planos recorrentes, gerencia assinaturas ativas, envia suas cobranças e acompanha o crescimento da sua carteira?

Aqui no BemPaggo, você encontra uma plataforma de pagamentos com recursos que vão te ajudar a gerenciar suas assinaturas, diminuir a inadimplência, aumentar sua carteira de clientes e resolver fraudes no cartão de crédito.

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